quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Sobre ''Ordem de Leitura''...

Hey, Overthere!
.
Antes de mais nada, gostaria de verdade de me desculpar... Sei que deixei o blog praticamente abandonado nos últimos seis meses, e isto é algo imperdoável. Só que, vejam bem, apesar de não estar sempre atualizando, eu não me esqueci daqui. Não mesmo! Para falar a verdade, eu volta e meia estava por aqui, atualizando as informações sobre os Kindle Books e o layout das páginas, para que tudo ficasse do jeito que eu queria - desde o começo. E, depois de trabalhar arduamente nos mínimos detalhes durante semanas a fio (ninguém disse que a vida de um autor indie seria fácil, não é mesmo?!), as coisas estão perfeitas... Então, me perdoem! Foi para um bem maior.
.
.
Agora que eu já me desculpei (e ainda por cima usei um gif do Doctor Who na chuva, com cara de cachorro que perdeu a mudança, para ter certeza de que vocês vão me perdoar), vamos falar o que interessa (pelo menos, neste blog, é claro...): Os meus livros.
.
Para a minha imensa alegria, o número de leitores dos volumes já disponíveis na Amazon vem crescendo a cada dia. E, junto com eles, também surgem algumas dúvidas. Elas surgem das formas mais diversas possíveis: em Resenhas, na minha caixa de entrada do E-mail, por DM no Twitter, através de mensagem privada no Skoob e até mesmo por inbox no meu Facebook pessoal. Eu sempre tento responder o mais  rápido e o mais claro possível, mas os questionamentos sempre me levam a perguntar se outras pessoas também não teriam as mesmas dúvidas.
.
Por isso, este e os próximos posts serão dedicados a esclarecer alguns questionamentos que venho recebendo. E, para começar, no post de hoje eu vou falar sobre ''Ordem Cronológica de Leitura''.
.

Confesso que, até receber a sugestão, eu nunca tinha pensado muito no assunto... Mas quem já leu o conto ''Sonho Adolescente'' já deve ter percebido que - yeap, apesar de cada livro/série ter a sua própria história, todas elas estão conectadas. Então, apesar de não existir uma ordem obrigatória, existe sim - de forma implícita - uma ordem optativa. E aqui estou eu, dando um ctrl c + ctrl v bonito na resposta que eu dei previamente e compartilhando com todos vocês a ''ordem cronológica de leitura'' pré aprovada pela pessoa que vos fala (no caso, eu... O autor).
.
Imagem meramente ilustrativa... A ordem sugerida está aí em baixo!
.
- Replay: Foi o meu primeiro contemporâneo YA - e talvez o livro mais ''famoso''. Para chegar nele não precisa de ordem de leitura, já que a história de Gabriel e Cecília não tem nenhuma ligação evidente com os livros da Saga das Sombras. Mas aconselharia a ler ele antes do conto ''Sonho Adolescente'' (pois tem easter egg de Replay em Sonho Adolescente, o que pode deixar a leitura mais divertida).
.
- Terra das Sombras: O Guardião: Começando a falar da Saga das Sombras, eu aconselharia a ler o primeiro Terra das Sombras na frente - ou logo após ''Replay''. Ele é a introdução do universo da minha série de fantasia urbana (sem falar que foi o primeiro a ser escrito, então tenho noção de algumas gags de escrita que eu possuía na época).
.
- Mundos Secretos: A antologia! Eu aconselharia ler logo após o primeiro ''Terra das Sombras''. Pois ele é - acima de tudo - a expansão do universo, e tem dois contos de dois personagens importantes da trilogia, então o risco de pegar qualquer spoiler (nesta ordem) é mínimo.
.
- Terra das Sombras: O Inimigo - Na sequência, temos a continuação de ''O Guardião''. Depois da leitura dos dois anteriores, acho que fica mais fácil compreender todos os eventos presentes neste (Além da personalidade de todos os personagens envolvidos na trama, já que este é o volume mais introspectivo e sombrio da trilogia).
.
- Sonho Adolescente: Este conto feito originalmente para a antologia ''Noite Feliz'' também é do estilo contemporâneo, assim como Replay... Mas, ele possui um easter egg de ''Terra das Sombras: O Inimigo'' que poderia ser considerado Spoiler. Não é nada explícito, mas é uma informação importante, e só consegue ver quem presta bastante atenção! Então, na ''ordem de leitura'', ele ficaria por último.
.
Adendo 1: ''Dança Macabra'' é um conto presente em ''Mundos Secretos''... Não precisaria ler ele de novo, pessoal! Só disponibilizei ele na Amazon pois, quando o escrevi, não tinha ideia de lançar a antologia - então acabei disponibilizando um pdf para download on line. Mas, depois de todo este tempo, eu descobri que este arquivo - não revisado - continua circulando por aí. Por isso, decidi produzir um Kindle book com a última versão da história, também servindo como uma forma de divulga ''Mundos Secretos''.
.
Adendo 2: ''Reboot'' (a aguardada continuação de Replay pelo POV do Gabriel Beruna), e ''Terra das Sombras: O Inimigo'' (o desfecho da trilogia), ainda não foram lançados - mas poderão ser lidos assim que forem disponibilizados.
.
Para ajudar mais na compreensão, eu também fiz esta tabela cronológica (só que não, já que eu não coloquei data nenhuma, e se eu fizesse isto, seria BEM mais complicado, pois - por exemplo - ''Terra das Sombras'' se passa em 2007, e ''Dança Macabra'' em 2006, o que por si só já confundiria tudo) - que acho que dá para entender melhor a ideia acima:
.
.
Bom pessoal, espero que eu tenha - com isto tudo - ajudado a compreender melhor a minha linha narrativa. Como eu disse antes, apesar das histórias se passarem em um mesmo universo (ou ''Henribverso'', como o Marcio Faria sugeriu), cada história possui a sua trama - o que não faz com que não exista uma ''obrigação'' em seguir nenhuma ordem de leitura... Apenas uma sugestão. Mas achei que era uma curiosidade divertida para se compartilhar, por isto fiz este post GIGANTESCO.
.
Espero nos ver novamente em breve por aqui!
.

4 comentários:

  1. Henri, eu amei o post!
    Achei bem explicativo e tudo mais...
    Mas confesso que não entendi essa sua linha do tempo... Quando não é numa linha só eu fico confusa!

    bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas a tabela é só uma ilustração de tudo o que eu disse... Basicamente, para chegar em ''Sonho Adolescente'', você pode usar o caminho dos livros da Saga das Sombras, ou pelo caminho de ''Replay''... Ou, quem sabe, usar os dois caminhos. Por isto está tudo ''conectado''. ;)

      Excluir
  2. Acabei de ler o conto A garota e vim direto conhecer o teu blog, li a sinopse do proximo terra das sombras e o nome Alexander Morton me chamou atenção. É o mesmo personagem do conto? Estou confusa ;/
    Ah, e adoreiiiii o "A garota", terminei com vontade de ler mais e triste pq não tinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica: sim, o Alexander é um personagem de ''Terra das Sombras''. Mas a história de ''A Garota'' se passa ANTES da trilogia, então pode ficar despreocupada, ok?! ;)

      Excluir